Nesta semana, o espetáculo infantil “O Sumiço da Tainha de Ouro – Causos e Contos” chega às escolas municipais de Balneário Camboriú, levando teatro gratuito para os estudantes. Na terça-feira (2), a peça será apresentada no CEM Professor Armando C. Ghislandi e, na quarta-feira (3), a apresentação acontece no CEM Ariribá, contemplando alunos do ensino fundamental com uma história inspirada nas lendas, tradições e personagens da cultura popular de Florianópolis.
A iniciativa reforça a importância da democratização do acesso à cultura, especialmente para crianças que muitas vezes não têm a oportunidade de frequentar teatros, centros culturais ou eventos artísticos. Ao levar a apresentação para dentro do ambiente escolar, o projeto elimina barreiras geográficas, financeiras e sociais, garantindo que a experiência cultural chegue diretamente ao público.
“Quando a cultura chega à escola, ela alcança crianças que talvez nunca tenham entrado em um teatro. Muitas vezes, aquele momento se torna uma lembrança para toda a vida. A arte tem o poder de despertar emoções, ampliar horizontes e mostrar novos caminhos”, afirma a produtora executiva, Marina Monteiro.
As apresentações fazem parte de uma circulação que passará por escolas de Balneário Camboriú, Florianópolis e São José, entre os dias 2 e 13 de junho. O espetáculo conta com o patrocínio da DVA, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e será apresentado em sete escolas com duas encenações cada.
Livro virou peça de teatro
Baseada no livro “O Sumiço da Tainha de Ouro”, do Meu Boizinho, a peça tem bonecos, música, contação de histórias e interação com a plateia, que transformam o espetáculo em uma experiência lúdica e educativa. No espetáculo duas brincantes convidam o público a conhecer a cultura e as lendas da cidade de Florianópolis inspiradas pela tradição do Boi de Mamão e da cultura popular. Além de proporcionar entretenimento, a proposta busca fortalecer a identidade cultural das crianças e aproximá-las das tradições locais.