A comitiva do Município de Itajaí em missão oficial na Espanha participou entre a última quarta (27) e sexta-feira (29) do XV Encontro Internacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI). O evento conta com apoio do Município e foi sediado na Universidade de Alicante, onde reuniu mais de 450 participantes para debater os rumos da pesquisa jurídica global. Nesta edição, a programação foi direcionada à temática do meio ambiente e sustentabilidade.
Os representantes itajaienses acompanharam palestras, debates e reuniões com autoridades locais, bem como a abertura do evento, na quarta-feira à noite. As atividades tiveram uma expressiva e destacada presença de acadêmicos e pesquisadores brasileiros.
A edição do COMPEDI em território europeu também celebra os 20 anos de cooperação internacional contínua e bem-sucedida entre a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Universidade de Alicante. A parceria de duas décadas tem sido fundamental para o intercâmbio de conhecimentos, internacionalização do ensino e aproximação cultural entre o Brasil e a Espanha.
“São 20 anos de uma parceria importante de Itajaí, por meio da Univali, com a Universidade de Alicante. Muitos itajaienses já fizeram sua dupla titulação aqui e da mesma forma os espanhóis no Brasil”, destacou o diretor-presidente da Invest Itajaí S.A., Nikolas Reis. Ele enfatiza que a ponte entre as duas universidades gera resultados relevantes para ambas as cidades, além de servir como uma porta de entrada Brasil-Espanha.
A parceria do poder público municipal e o setor acadêmico busca incentivar iniciativas de excelência que viabilizem a prospecção de Itajaí no cenário internacional, bem como o desenvolvimento do meio científico. Também participaram da programação do COMPEDI o chefe de gabinete do prefeito, André Sandri, o procurador-geral Márcio Dornelles e o diretor-executivo da Secretaria de Turismo Diego Oliveira.