sábado, 13 de junho de 2026
Meio Ambiente
31/05/2026 | 07:00

Prefeitura de BC promove ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Balneário Camboriú promoverá ações de educação ambiental durante as duas primeiras semanas de junho. A programação do Junho Verde ocorrerá em diferentes locais da cidade.
 
A abertura oficial da programação será realizada na próxima segunda-feira (1°), às 9h, no Teatro Municipal Bruno Nitz, com a presença de autoridades locais e alunos da rede municipal de ensino. A programação do Junho Verde, gratuita ao público, conta com apresentação teatral, lançamento da revista infantil “Entre o Rio e o Mar  - Aprendendo a Cuidar”, jogos sobre biodiversidade costeira e marinha, atividades referentes à gestão adequada de resíduos e separação de lixo, contação de história, conversas sobre mudanças climáticas, plantio de mudas, entre outras ações. 
 
As atividades serão desenvolvidas em local diferente em cada dia, como Praça do Pescador, Parque Raimundo Malta, Centro de Educação Municipal (CEM) Giovânia de Almeida e Praia do Estaleirinho, além do Teatro Bruno Nitz.
 
No dia 8 de junho - Dia Mundial dos Oceanos e Dia Estadual da Promoção da Cultura Oceânica -, haverá ações no Estaleirinho, incluindo a limpeza da praia. Já na segunda semana, será feito o plantio de mais de mil mudas de árvores nativas na região sul do município. 
 
A programação é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semam), em parceria com a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa), Secretaria de Educação (Seduc), Subprefeitura da Região Sul, Escola do Rio e do Mar, BC Trânsito e empresa Ambiental.
 
“O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, não pode ser apenas uma data simbólica. Ele precisa representar atitude, mudança de comportamento e compromisso real com aquilo que deixaremos para as próximas gerações. E é exatamente esse compromisso que estamos fortalecendo em Balneário Camboriú. Temos avançado de forma consistente na educação ambiental, na valorização dos nossos recursos naturais, na recuperação ambiental, na gestão de resíduos, na preservação dos oceanos e no fortalecimento de uma cidade cada vez mais sustentável e resiliente”, ressalta o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nelson Oliveira.
 
A data
 
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho.
 
Revista em quadrinhos será lançada no Teatro Bruno Nitz
 
Na segunda-feira (1º), no Teatro Municipal Bruno Nitz, a Emasa lançará a revista em quadrinhos “Entre o Rio e o Mar  - Aprendendo a Cuidar”, que será distribuída a crianças e estudantes. Escrita por Raquel Epifania José de Oliveira, Simone da Silva Ricardo e Cinthya Lorga, a revista aborda o cuidado que é preciso ter com a natureza, sobretudo o rio e o mar. A publicação trata também da preservação da cultura local, como a tradição da pesca da tainha, o folclore do Boi de Mamão e forma de falar do catarinense.
 
É o segundo ano consecutivo que a Gerência de Educação Ambiental da Emasa lança uma revista em quadrinhos. No ano passado, a publicação distribuída foi "Camba: o Rio que tem Peixe". As ilustrações de ambas as edições foram feitas pelo artista Luiz Cé.
 
Plantio de árvores na região sul da cidade
 
A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade promoverá uma ação de recuperação ambiental com o plantio de 1.200 mudas de árvores nativas na região sul do município, contemplando áreas das morrarias e praias agrestes. Ação vai ocorrer entre os dias 8 e 12 de junho.
 
A ação, que faz parte do projeto BC +Arborizada, objetiva promover a conscientização ambiental, fortalecer a preservação das áreas naturais e incentivar a participação da comunidade nas práticas de sustentabilidade e recuperação ambiental. Durante os cinco dias de mobilização, serão realizadas atividades educativas, orientações sobre preservação ambiental e ações de integração entre estudantes, entidades parceiras e comunidade local.
 
De acordo com o secretário Nelson Oliveira, a iniciativa contará com a participação de entidades parceiras, como Sesi, Uniavan, PIB Education, Unicesumar, além de alunos da rede pública municipal e sociedade civil organizada.
 
Lançado em setembro de 2025 pela Prefeitura de Balneário Camboriú, o projeto BC +Arborizada é um plano de ação para o plantio de mil árvores ao longo de um ano. “Estamos intensificando esse projeto e organizando uma grande semana de plantios, ampliando nossas ações de arborização urbana, porque entendemos que uma cidade mais arborizada é uma cidade mais saudável, mais bonita, mais resiliente às mudanças climáticas e mais acolhedora para as pessoas. Árvore não é apenas paisagismo. Árvore significa sombra, conforto térmico, biodiversidade, qualidade do ar, redução de ilhas de calor, bem-estar emocional e valorização dos espaços urbanos”, diz Nelson.
 
Programação
 
1º/06
Teatro Municipal Bruno Nitz
Abertura - 9h
 
Das 9h às 11h e das 14h às 16h: 
 
SEMAM
 
* Equipe da Semam com representantes dos Programas Terra Limpa e Bandeira Azul e do Centro de Valorização de Materiais (CVM)
 
EMASA
 
* Lançamento da revista infantil “Entre o Rio e o Mar  - Aprendendo a Cuidar”
* Apresentação teatral com a Cia Dobradura (Memórias da Menina das Águas) e participação especial da mascote Jacamasa
* Presença do ilustrador Luiz Cé
* Participação crianças e alunos da Rede Privada (Escola Anglo) à tarde
 
AMBIENTAL/RECICLA BC
 
Participação da equipe ReciclaBC durante o evento
 
SEDUC
 
* Presença das crianças da Rede Municipal de Educação em ambos os turnos
 
2/06
Praça do Pescador, Bairro Barra (se chover, será transferido para a Passarela)
 
Das 9h às 11h e das 14h às 16h:
 
Educação Ambiental na Praça
 
SEMAM
 
* Tenda do Programa Terra Limpa e Jogo da Memória com a UNIVALI – Biodiversidade costeira e marinha.
* Diálogo sobre a importância dos mares com a oceanógrafa da SEMAM, Luana Mocelin de Camargo (na parte da manhã)
 
EMASA
 
Apresentação e interação com as crianças
* Participações: Esquete “Jacamasa em Busca dos Guardiões da Natureza”, com a Cia Dobradura
* Distribuição de materiais educativos
 
AMBIENTAL/RECICLA BC
 
* Tenda ReciclaBC + Kombi: Atividades sobre gestão adequada de resíduos e importância de separação de lixo. Foco em crianças, com distribuição de brindes. Material informativo e distribuição de ímãs sobre horários de coleta para adultos
* Ponto de coleta de pilhas, com campanha de arrecadação
 
SEDUC
 
Contação de história com Daguimar Romana Lorenzetti
 
BC Trânsito
 
Pista interativa de bike no período matutino, com objetivo de passar orientações básicas de educação no trânsito para o público infantil
 
Escola do Rio e Mar 
Subprefeitura da Barra/Fundação Cultural
 
9h - Visita de estudantes à Casa Linhares
 
Presença da Polícia Militar Ambiental, que apresentará as ações do Programa Protetor Ambiental (PROA)
 
3/06
Parque Raimundo Malta
Das 9h às 11h e das 14h às 16h
 
SEMAM
 
* Programa Terra Limpa, Programa Bandeira Azul e UNIVALI – Atividades Educação Ambiental.
* Diálogo sobre as mudanças climáticas com representantes da Defesa Civil
 
EMASA
 
Presença do Jacamasa
Período matutino: às 9h
Período vespertino: às 14h
Apresentação Teatral “A Velha Menina do Rio e Mar”, com Cia Dobradura
 
AMBIENTAL
 
Tenda ReciclaBC + Kombi: Atividades sobre gestão adequada de resíduos e importância de separação de lixo
* Distribuição de ímãs sobre horários de coleta para adultos
* Ponto de coleta de pilhas, com campanha de arrecadação
 
Escola do Rio e Mar 
Subprefeitura da Barra/Fundação Cultural
Presença da guarnição de serviço da Polícia Militar Ambiental, com demonstração de equipamentos e interação com o público presente
 
8/06
Praia do Estaleirinho e CEM Giovânia de Almeida
9h
 
SEMAM
 
Programa Bandeira Azul
 
EMASA
 
* Tenda Educativa com as professoras do “Coza Mash Quirida”, que criam objetos com materiais encontrados em praias
* Limpeza da praia
* Colocação de placas educativas
* Participação dos alunos do CEM Giovânia de Almeida
 
9/06
Marina Tedesco
9h
 
Escola do Rio e Mar 
Subprefeitura da Barra/Fundação Cultural
 
Visita dos alunos do CEM Dona Lili na Marina Tedesco, os quais conhecerão o Programa de Educação Ambiental aplicado na Marina
 
8 a 12 de junho 
 
- plantio de mudas nativas na região sul da cidade

JORNAL IMPRESSO
12/06/2026
05/06/2026
29/05/2026
22/05/2026

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS