sábado, 13 de junho de 2026
Geral
20/05/2026 | 14:26

Itajaí discute futuro econômico em seminário no ELUME com foco em indústria, logística, turismo e tecnologia

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itajaí realizou, nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20), mais uma etapa do Seminário de Planejamento dos Eixos Estratégicos do Desenvolvimento Econômico de Itajaí, no ELUME Centro Regional de Inovação. O encontro integra a construção do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM), iniciativa desenvolvida em parceria com o Sebrae/SC dentro do Programa Cidade Empreendedora.
Após a definição dos quatro eixos prioritários em encontro anterior, esta nova rodada de reuniões teve como foco a construção das estratégias, prioridades e ações que deverão orientar o crescimento econômico do município ao longo dos próximos dez anos. Participaram empresários, representantes de entidades, lideranças setoriais e especialistas ligados aos segmentos estratégicos definidos para o planejamento.
 
O processo de elaboração do PEDEM inclui entrevistas com empresários, levantamento de dados econômicos e análise das potencialidades de Itajaí. A proposta é construir um planejamento colaborativo, alinhado às vocações do município e aos desafios futuros da economia local.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Bonfanti, o plano busca fortalecer setores já consolidados e, ao mesmo tempo, estimular novas oportunidades de crescimento para a cidade.
 
“A construção do PEDEM parte da compreensão de que precisamos olhar para as vocações de Itajaí, mas também pensar na diversificação das matrizes econômicas. O plano está sendo elaborado junto com empresários e entidades, para refletir efetivamente a realidade do mercado e projetar a cidade que queremos para os próximos dez anos”, destacou o secretário.
 
Os quatro eixos estratégicos definidos no processo contemplam os segmentos de:
IndusCon – Indústria e Construção Civil
LogTech – Logística e Tecnologia
TurisCom – Turismo e Comércio
ServTech – Serviços Empresariais e Tecnologia
 
Durante os encontros, os grupos discutiram desafios, oportunidades, infraestrutura, inovação e ações prioritárias para ampliar a competitividade do município.
O consultor do Sebrae para o PEDEM, Carlos Karam, explicou que esta etapa do trabalho busca transformar os diagnósticos em ações integradas entre empresas, entidades representativas e poder público.
 
“Agora cada eixo está definindo as estratégias que precisam ser colocadas em prática para que esses segmentos se desenvolvam nos próximos dez anos. A proposta é estruturar ações integradas entre empresas e entidades representativas, criando prioridades que fortaleçam o desenvolvimento econômico de Itajaí”, afirmou.
 
O PEDEM tem como objetivo consolidar um planejamento estratégico de longo prazo para orientar políticas públicas, investimentos e iniciativas voltadas ao fortalecimento da economia local, com foco em inovação, competitividade e geração de oportunidades.

JORNAL IMPRESSO
12/06/2026
05/06/2026
29/05/2026
22/05/2026

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS