A Defesa Civil desinterditou oficialmente a área do Edifício Irajá após a conclusão completa da demolição da estrutura. A liberação ocorreu nesta terça-feira (19), após vistoria técnica final, que confirmou a execução de todos os procedimentos previstos no plano de trabalho e o cumprimento das medidas de segurança estabelecidas desde o início da operação.
Todo o processo foi realizado dentro dos prazos acordados entre os órgãos responsáveis e equipes técnicas. Desde a interdição da área, a prioridade foi garantir a segurança da população, dos trabalhadores e das edificações vizinhas, diante das condições estruturais apresentadas pelo imóvel.
A demolição foi conduzida de forma planejada e monitorada constantemente por profissionais especializados. Durante as etapas do serviço, foram adotadas medidas preventivas para minimizar impactos no entorno, controlar riscos e assegurar que todas as ações ocorressem conforme as normas técnicas e determinações dos órgãos competentes.
A desinterdição só foi autorizada após a conclusão integral dos trabalhos e a confirmação de que não havia mais riscos estruturais ou comprometimentos que justificassem a manutenção do bloqueio da área. Com isso, o espaço foi liberado e a operação considerada encerrada.
A atuação integrada entre Defesa Civil, empresa executora, órgãos municipais e profissionais da engenharia foi considerada essencial para que a demolição ocorresse de maneira segura, organizada e dentro do planejamento estabelecido.
A desinterdição marca o encerramento de uma etapa importante relacionada ao imóvel e representa a conclusão de um trabalho conduzido com foco na segurança, responsabilidade técnica e preservação do entorno do empreendimento.
Relembre o caso
O Edifício Irajá, localizado no Centro de Itajaí, apresentou abalo estrutural na noite de 15 de abril, quando a Defesa Civil foi acionada para fazer a evacuação e interdição do local. No prédio, de quatro andares e 16 apartamentos, moravam 65 pessoas, que tiveram que sair às pressas, seguindo orientação das autoridades.
O Município prestou apoio aos moradores e chegou a abrir um abrigo no Salão Paroquial da Igreja Matriz Santíssimo Sacramento.
Em 30 de abril, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e a Defesa Civil de Itajaí receberam uma solicitação de autorização para demolição completa do Edifício Irajá. Os proprietários do prédio residencial optaram por demolir o imóvel e contrataram uma empresa especializada para a execução dos trabalhos.
A autorização foi expedida no dia 5 de maio, com a emissão da Licença de Demolição. O documento foi expedido pela Seduh, que autorizou a derrubada completa do prédio sob a responsabilidade dos proprietários. O trabalho se encerrou nesta terça-feira, com a liberação do local por parte da Defesa Civil.