sábado, 13 de junho de 2026
Esportes
18/05/2026 | 15:42

Itajaí conquista títulos e medalhas no Pan-Americano de Águas Abertas no Equador

Os atletas de Itajaí tiveram destaque no PANAM Aquatics Open Water Series – Copa del Pacífico 2026, campeonato pan-americano de águas abertas realizado entre os dias 11 e 17 de maio, em Salinas, no Equador. A seleção brasileira contou com cinco atletas itajaienses na delegação e voltou a conquistar o troféu de campeã geral da competição continental. Os nadadores Lucas Davesac Machado, Gustavo Davesac Machado, Morghana Mariott Oliveira, Fernanda Camini e Murilo de Oliveira integraram a equipe brasileira na competição. Todos são atletas formados pelo programa NADAR e bolsistas da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) de Itajaí.
 
A competição começou na quarta-feira (13), com a prova de cinco quilômetros. Lucas Davesac Machado conquistou o título de campeão absoluto da disputa, garantindo o primeiro ouro para a delegação brasileira.
Na quinta-feira (14), foi realizada a prova de revezamento 2x2x750 metros. Os atletas itajaienses Morghana Mariott Oliveira e Gustavo Davesac Machado conquistaram a medalha de bronze para o Brasil.
 
A principal disputa do campeonato aconteceu na sexta-feira (15), com a prova olímpica de 10 quilômetros, considerada uma das mais fortes da competição. Lucas Davesac Machado voltou a se destacar e conquistou mais um título, tornando-se campeão pan-americano de águas abertas nos 10 quilômetros.
 
No sábado (16), os atletas participaram da prova de três quilômetros. Lucas terminou na terceira colocação geral e garantiu o vice-campeonato de categoria. Morghana Mariott Oliveira conquistou mais uma medalha de bronze e Gustavo Davesac Machado encerrou a disputa na quarta posição. Fernanda Camini e Murilo de Oliveira também representaram o Brasil na prova.
 
O coordenador técnico da seleção brasileira de águas abertas, Leandro Peixoto, ressaltou o desempenho dos atletas de Itajaí e a continuidade dos resultados positivos da equipe brasileira na competição continental.
“Estamos no quarto ano de trabalho à frente da seleção brasileira e, nos últimos três anos, conquistamos o troféu de campeão geral da competição de forma consecutiva. Os resultados mostram a força do trabalho desenvolvido em Itajaí, com atletas preparados para competir em alto nível internacional e representar muito bem o Brasil”, destacou Leandro Peixoto.
 
Base do projeto NADAR também conquista destaque no Sul-Brasileiro de Natação
 
Enquanto os atletas de Itajaí representavam o Brasil no Pan-Americano de Águas Abertas, os nadadores das categorias de base do projeto NADAR também garantiram resultados expressivos no Sul-Brasileiro de Natação, realizado no fim de semana, em Porto Alegre (RS).
A equipe itajaiense encerrou a competição na terceira colocação geral do quadro de medalhas e conquistou o título de melhor equipe catarinense do campeonato, reforçando o desempenho da base de formação esportiva do município.

JORNAL IMPRESSO
12/06/2026
05/06/2026
29/05/2026
22/05/2026

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS