Em celebração ao Dia do Agente de Trânsito, comemorado dia 11 de maio, conforme a Lei 14.594/23, a Coordenadoria de Trânsito (Codetran), por meio da Diretoria de Educação para o Trânsito (Edutran) promoveu, nesta segunda-feira, um momento especial de integração e valorização aos profissionais que atuam diariamente pela segurança e organização viária de Itajaí.
A programação contou com uma conversa conduzida pela psicóloga da instituição, Caroline Camilo de Castro Franco, que abordou temas relacionados ao bem-estar emocional, valorização profissional e importância do cuidado com a saúde mental diante da rotina intensa vivida pelos agentes nas ruas.
Além disso, os servidores participaram de uma atividade interativa com Aline Ewald, atriz improvisadora e comediante, proporcionando momentos de descontração, reflexão e fortalecimento dos vínculos entre as equipes. A dinâmica incentivou a participação dos agentes e reforçou a importância da união e do trabalho coletivo no dia a dia da corporação.
Para o Diretor da Edutran, Idalicio Neto, a atividade proporcionou um momento de troca, descontração e reconhecimento, reforçando o quanto esses profissionais são fundamentais para a organização do trânsito e para a preservação de vidas no município. “Além do trabalho técnico realizado diariamente nas ruas, entendemos também a importância de cuidar das pessoas que estão por trás dessa missão.”, destacou.
Os agentes de trânsito desempenham papel fundamental na mobilidade urbana do município, atuando em operações viárias, atendimento de ocorrências, orientação à população e ações educativas. O trabalho realizado contribui diretamente para um trânsito mais seguro, organizado e humano para toda a comunidade.