Com a possível condenação do presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal, o governo de Donald Trump estaria preparando o anúncio de tarifas adicionais ao Brasil, segundo informações do Financial Times.
O julgamento que pode definir o futuro político de Bolsonaro entra em fase decisiva nesta semana, quando os procuradores apresentam seus argumentos finais. O processo analisa acusações de conspiração para golpe, que podem resultar em décadas de prisão e agravar ainda mais o impasse diplomático entre Brasil e Estados Unidos.
De acordo com a acusação, Bolsonaro teria contado com apoio de oficiais militares para tentar se manter no cargo mesmo após perder as eleições para Lula em 2022. O presidente nega todas as acusações.
O governo americano já havia imposto tarifas de 50% sobre a maioria das exportações brasileiras, restringido vistos de ministros e aplicado sanções financeiras a Alexandre de Moraes através da Lei Magnitsky. Agora, segundo o jornal, a Casa Branca já tem elaboradas novas medidas econômicas contra o Brasil caso a condenação se confirme.