A Prefeitura de Itajaí, por meio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL), colocou em prática uma série de ações voltadas à ampliação e qualificação dos espaços esportivos da cidade. Os investimentos contemplam a construção de novos equipamentos, manutenção de estruturas já existentes e projetos de médio e longo prazo que fazem parte do planejamento estratégico da área. As estruturas vão desde ginásio até arena esportiva e centro olímpico.
Um dos principais projetos é a reconstrução do Ginásio Ivo Silveira, que terá estrutura moderna e adaptada para diversas modalidades, inclusive o Paradesporto. O novo equipamento contará com estacionamento, quadra com dimensões oficiais, cancha de bocha e acessibilidade para diferentes públicos. O projeto arquitetônico já foi concluído e a próxima etapa é a contratação do projeto executivo, com recursos próprios do município.
Outro projeto em desenvolvimento é o Centro de Treinamento Olímpico, que será implantado próximo à atual pista de atletismo e integrará o complexo esportivo da região. A proposta prevê a construção de quadras específicas para modalidades coletivas, além de salas para xadrez, tênis de mesa, musculação, auditório e sede administrativa da FMEL. O projeto arquitetônico está em fase de elaboração e contará com apoio financeiro do Governo do Estado.
Também estão em andamento os trâmites para a construção de quadras de tênis e uma quadra poliesportiva no bairro Cidade Nova. O processo licitatório está em curso, com valor estimado em R$ 1,2 milhão, provenientes de recursos próprios e emenda parlamentar do deputado Carlos Humberto.
Além das obras, a pista de atletismo de Itajaí está passando por manutenção, realizada pela Secretaria de Urbanismo. Além disso, está em estudo o cercamento de áreas da pista para preservação do espaço, que será incorporado ao Masterplan do Esporte – plano de longo prazo que prevê a ampliação da infraestrutura esportiva no município.
A Prefeitura também avalia a construção de uma arena com capacidade para até 7 mil pessoas, com o objetivo de sediar grandes eventos esportivos e culturais. Há ainda a previsão de um ginásio de menor porte para atender às equipes locais em seus treinos, devido a alta demanda e a limitação atual de apenas dois ginásios disponíveis para 24 equipes de modalidades coletivas, como vôlei, basquete, futsal e handebol.
De acordo com o diretor executivo da FMEL, Daniel dos Passos, os investimentos buscam atender às necessidades imediatas e também preparar a cidade para as próximas décadas. “Sabemos da importância e da necessidade de novos espaços esportivos em Itajaí. Os projetos estão sendo estruturados com esse foco, para garantir mais qualidade e acesso ao esporte”, afirmou o Diretor.