O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), realizou nesta segunda-feira (28), a 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Após 10 anos de intervalo, o evento debateu amplamente a realidade das mulheres no município, com foco na construção de políticas públicas que garantam direitos e oportunidades.
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a conferência reuniu cerca de 247 mulheres da comunidade itajaiense e de instituições públicas. A programação contou com uma palestra magna, apresentações culturais e grupos de discussão de diferentes eixos temáticos.
Três Eixos Temáticos foram votados e selecionados para a etapa estadual, sendo eles:
Eixo 1- Enfrentamento a todas as formas de violência contra mulheres e meninas
Sub eixos
1.1 – Organização e fortalecimento da Rede de Serviços
1.2 – Garantia da autonomia das mulheres em situação de violência
Eixo 2 - Saúde integral das mulheres
Sub eixos
2.1 - Direitos sexuais e direitos reprodutivos
2.2 – Justiça reprodutiva
Eixo 3 - Mais democracia e participação social
Sub eixos
3.1 – Construção de políticas públicas para redução das desigualdades
3.2 – Política do cuidado3.3 – Economia solidária feminista, trabalho e renda
A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Djanine Gisele Machado, explica: “Essa conferência é muito importante, pois os eixos de debate fomentam projetos de leis que promovem a igualdade de gênero. Essa etapa municipal prepara os debates da etapa estadual, e faz parte de uma luta para uma sociedade mais digna e igualitária”.