quinta, 11 de junho de 2026
Geral
24/06/2025 | 09:35

Indígenas de SC aderem a manifestação nacional e entregam documento na Alesc

Uma mobilização nacional em defesa dos direitos indígenas reuniu cerca de 300 representantes dos povos Guarani, Kaingang e Xokleng na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), nesta terça-feira (23). O ato foi organizado em repúdio a propostas em tramitação no Congresso Nacional que tratam de territórios tradicionalmente ocupados pelos povos originários.
 
Manifesto contra o PDL 717/2024
 
Entre as principais preocupações, os indígenas criticaram o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 717/2024, que, segundo as lideranças, ameaça territórios já homologados.
 
"Somos contra propostas como o Decreto Legislativo, PDL 717/2024, porque ele vem contra a Constituição por querer derrubar territórios já homologados", afirmou a Cacique Eliara, representante do povo Guarani.
 
Entrega de documento à Presidência da Alesc
 
Durante a manifestação, as lideranças indígenas entregaram uma carta de reivindicações ao presidente em exercício da Alesc, deputado Padre Pedro Baldissera (PT).
 
“Eles são atingidos por essas mudanças, por leis e até pela Constituição. Essas mobilizações que eles realizam Brasil afora manifestam a resistência no sentido de garantir os direitos que historicamente conquistaram”, destacou o parlamentar.
 
Apoio legislativo
 
O deputado Marquito (PSOL) também participou da atividade e manifestou apoio às demandas apresentadas pelos povos indígenas.
 
“Está acontecendo no Brasil inteiro e recebemos eles aqui na Assembleia Legislativa apoiando as reivindicações, com documentos das entidades representativas e das lideranças. Agora vamos estudá-los e transformá-los em atos legislativos nossos”, afirmou.
 
Com informações de Alessandra Flores
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL
 

JORNAL IMPRESSO
05/06/2026
29/05/2026
22/05/2026
15/05/2026

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS